1ª - Teoria da geração espontânea ou teoria da abiogênese
>Criada por Aristóteles (séc. IV a.C.), dizia que existia uma força vital ou princípio ativo dentro da matéria inanimada que, segundo ele, desenvolvia o ovo no animal adulto. Este princípio ativo seria organizado de forma diferente dependendo do animal. E ele também poderia criar animais já formados a partir da matéria bruta. Esta teoria foi feita a partir de observações que ele não se preocupou em ver se estavam corretas.
2ª - Teoria da Panspermia ou hipótese extraterrestre:
>Criada por Svante Arrhenius (1859-1927) em 1908, dizia que em milhões de anos atrás meteoritos e cometas caíram na Terra e com eles vieram certos tipos de microorganismos, provavelmente semelhantes a bactérias. Quando chegaram aqui gostaram do ambiente e então ao passar dos anos eles foram se desenvolvendo e evoluindo.
3ª - Teoria de Oparin-Haldane:
>Criada pelos bioquímicos John Burdon Sanderson Haldane (1892-1964) e Aleksandr Ivanovitch Oparin (1894-1980), dizia que a composição química da atmosfera primitiva, mais os raios UVA e UVB, mais energia dos raios de tempestade teriam formado compostos orgânicos (aminoácidos). Estes em dias de alta umidade cairiam na Terra com a chuva e formaram poças que na argila combinavam-se e formaram proteínas. Também com a chuva as proteínas eram levadas para o mar e lá eram dissolvidas formando colóides, os colóides se ligavam e formavam os coacervados. Estes se uniam a ácidos nucléicos e formavam a primeira célula viva, que iria se desenvolver e evoluir.